Aos Discípulos e Discípulas de Jesus, Segue o Caminho das Boas Novas de Libertação



Marcos Aurélio dos Santos

Jesus de Nazaré ressuscitou dentre os mortos, depois comeu e bebeu rodeado de  amigos e amigas. Mantendo a humildade e simplicidade, o fez entre os pobres, junto ao povo, seguindo o caminho de libertação. Sua ressurreição trás vida, vida em abundância, renovando a esperança para um novo tempo, uma nova ordem de amor, fé e liberdade.
Aos discípulos e discípulas é entregue a missão de ser sal e luz no mundo. A luta pela libertação do povo, a prática das boas obras e o amor entre os irmãos/ãs é a base do testemunho cristão, isto para que as pessoas, em todos os lugares reconheçam que somos seguidores do Cristo. Como tais, devemos iluminar os caminhos e temperar a vida.

O seguimento de Jesus é um chamando aos pacificadores, aos mansos, aos famintos por justiça, aos corações que transbordam compaixão. No caminho de Jesus não há lugar para os odiosos, os arrogantes, os que buscam um projeto de poder. O seguimento de Jesus é para os humanizados que lutam nas trincheiras da utopia. É um seguimento libertário.
Aos que pretendem seguir o Jesus de Nazaré, segue a difícil missão de ser o menor e o último entre todos. As palavras de Jesus nos evangelhos são de clareza absoluta. "Quem quiser ser o primeiro, que seja o último, e aos que pretendem ser o maior, que seja o menor." Não é algo aleatório ou sugestivo, mas uma exigência para a a missão de ser discípulo/a.

O seguimento de Jesus é libertador. É uma missão desafiadora para os dias de hoje. Em meio aos anseios de uma liderança cristã que busca poder e dominação, aos seguidores do Cristo é confiada a missão de lutar ao lado dos oprimidos por libertação e anunciar as boas novas de alergia. É na ressurreição do Cristo vivo que segue o caminho da fé e da esperança.
Parafraseando o Apóstolo Paulo, aos discípulos e discípulas de Jesus de Nazaré, segue a fé, a esperança e o amor. Destes, o maior é o amor.

Comentários